A Meta atualizou os requisitos mínimos necessários dos sistemas operativos mobile para suporte o WhatsApp. As alterações começam na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, o que significa que os modelos de smartphones mais antigos da Apple deixam de ser suportados.

Até à data, o Whatsapp é suportado por sistemas Android 5.0 ou mais recentes e no caso do iPhone, funciona com o iOS 12 ou superior. A partir de segunda-feira apenas os modelos da Apple que suportem a versão iOS 15.1 ou mais recentes passam a ser compatíveis com a rede social.

“Os dispositivos e softwares são atualizados frequentemente, por isso revemos regularmente quais os sistemas operativos que suportamos e fazemos atualizações”, aponta o WhatsApp na página de suporte. A Meta diz que todos os anos analisa o software e os equipamentos mais antigos e os que têm menor número de utilizadores. Além disso, esses equipamentos podem não ter as atualizações de segurança mais recentes e podem não ter as funcionalidades necessárias para correr o WhatsApp.

Os utilizadores que ainda utilizem os smartphones que deixaram de ser compatíveis vão receber uma notificação do WhatsApp algumas vezes, incentivando-os a atualizarem o equipamento.

Os smartphones afetados são o iPhone 5s, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus que deixam de ser compatíveis.