Os organismos públicos norte-americanos têm de assegurar a prestação de um maior número de serviços por via de aplicações móveis, defende o presidente norte-americano, Barack Obama, num memorando divulgado ontem.

No documento, denominado called "Digital Government: Building a 21st Century Platform to Better Serve the American People", Obama realça a importância de facilitar o acesso por parte dos cidadãos aos serviços públicos, sendo a disponibilização desses serviços neste tipo de plataformas apontada como estratégica.

O presidente dos Estados Unidos da América afirma que, no espaço de um ano, todos os organismos públicos deverão assegurar que pelo menos dois dos serviços prestados estão disponíveis através de aplicações móveis.

"Os americanos vêm sendo obrigados, há tempo demais, a navegar por entre um labirinto de informação (…) para encontrar os serviços de que precisam (…). Merecem uma administração pública que trabalhe para eles a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo", afirma Obama.

No memorando, é ainda ordenado aos organismos públicos que passem a disponibilizar online recursos para os programadores e garantam o acesso, livre e em formato interoperável, aos seus dados.

Cada um dos organismos públicos deverá ainda criar uma página no seu site dedicada a estes objetivos, através da qual vai dando conta dos progressos feitos.

"As iniciativas que estamos a lançar tornarão os recursos de dados públicos ainda mais acessíveis ao público e aos empreendedores que queiram transformar estes dados em serviços", defendeu o responsável pelo departamento tecnológico do governo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.