A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou hoje a criação de uma task force que irá coordenar esforços governamentais, da indústria e da sociedade civil por forma a tornar possível uma resposta mais rápida e eficaz ao spam. O objectivo do grupo é definir novas estratégias de gestão de redes a nível internacional, definir melhores práticas e facilitar a coordenação da legislação dos vários países para atingir níveis de eficiência mais elevados no combate às mensagens de correio electrónico não solicitadas.



O grupo, anunciou a OCDE, deverá num prazo de dois anos reunir um conjunto de ferramentas, estudar as políticas de spam emergentes e em vigor, acordos e soluções encontradas pelos vários países para definir linhas de actuação internacionais.



O objectivo desta iniciativa é contribuir para recuperar os níveis de confiança dos utilizadores nos serviços electrónicos, usando a rede de contactos e os recursos dos membros da organização multinacional. A OCDE diz ainda que diminuir os níveis de spam terá implicações na produtividade e na redução do número de vírus que circulam online.



Os primeiros resultados do trabalho agora iniciado pela task force deverão ser apresentados num seminário internacional marcado para Busan, na Coreia do Sul, entre os dias 08 e 09 de Setembro. Neste encontro estarão presentes os países membros da organização, representantes da indústria, sociedade civil e académicos. Ao nível da comunidade europeia está também prevista uma reunião para expor resultados que terá lugar nos dias 02 e 03 de Fevereiro.



Esta não é a primeira iniciativa da OCDE nesta matéria. Já no ano passado a organização tinha emitido conjunto de princípios que sugeria aos governos como úteis no combate ao lixo electrónico.


Notícias Relacionadas:

2004-07-07 - ONU quer ganhar batalha contra o spam através da cooperação internacional



2003-10-28 - Spam afasta cibernautas do correio electrónico


2003-06-18 - OCDE publica princípios governamentais para combate a spam e fraude