Na tabela são analisados 32 países, a maioria europeus, mas também asiáticos e americanos. A liderança da tabela está aliás na Ásia, com o Japão e a Coreia na primeira e segunda posição do ranking.



O primeiro país europeu na classificação é a Suécia. Portugal é o 10º país europeu da tabela e o 12º a nível geral, à frente de geografias como França, Alemanha ou Espanha.



Portugal surge também melhor posicionado na utilização das tecnologias de fibra, face ao número total de ligações de banda larga, que países como os Estados Unidos - na posição imediatamente abaixo à de Portugal - ou o Canadá, com perto de 15% dos utilizadores de serviços de banda larga a usufruírem já de tecnologias de fibra.

[caption]OCDE[/caption]

O estudo aponta ainda Portugal como um dos países onde a receita das telecomunicações por percentagem do PIB foi mais elevada, entre 2010 e 2011. O valor apontado é de 3,82%, o terceiro maior na pull de países pertencentes à organização, só superado pelos valores obtidos na Estónia e na Coreia.



O país também se destaca com um dos que têm uma cobertura e utilização mais expressiva de serviços de cabo, bem como pela baixa percentagem de receita dos serviços móveis no bolo total das telecomunicações, comparativamente aos restantes países analisados. Nesta análise Portugal só fica à frente da Suíça e da Islândia. Os dados são de 2011.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.