O facto de o valor ter crescido e estarmos ainda em agosto é encarado pelo portal de classificados como um sinal de que os portugueses estão a mudar os seus hábitos de consumo no que diz respeito à aquisição de livros escolares.

É habitual a categoria de livros escolares no OLX ter uma grande procura no verão. No ano passado, nos meses de julho e agosto, os portugueses disponibilizaram mais de 75.000 livros, chegando aos 85 mil em setembro.

Neste momento, o portal já acumula mais de 90 mil referências nesta categoria, um número que se prevê seja capaz de chegar aos 100 mil anúncios, com a aproximação do início do novo ano escolar.

Os anúncios de livros escolares estão agrupados por ano letivo, permitindo desta forma identificar mais facilmente os livros disponíveis, do 1º ao 12º ano e universitários.

Além dos manuais, no portal de classificados também é possível encontrar material escolar disperso como cadernos, estojos de lápis e canetas, mochilas, calculadoras científicas, computadores e tablets, entre outros.

"Muitos portugueses já constataram que a compra e venda de livros usados na Internet pode representar uma poupança significativa na fatura do regresso às aulas", refere Miguel Monteiro, CEO da FixeAds, empresa que detém o OLX.PT, num comunicado enviado à imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico