O Mini, browser para telemóveis da Opera Software, atingiu em Janeiro uma marca importante, ao ser o programa escolhido para navegação na Web em mais de 50 milhões de dispositivos móveis, anunciou a empresa.

De acordo com os dados da Opera, os números revelam um crescimento anual na ordem dos 150 por cento: em Janeiro de 2009 o número de utilizadores não ultrapassava os 20 milhões.

A empresa realçou ainda que os dados se referem não ao número de downloads efectuados mas antes a utilizadores efectivos, que usam o programa regularmente, e acrescenta que o crescimento nos últimos meses foi exponencial.

O Mini levou 28 meses a chegar aos 10 milhões de utilizadores, o que aconteceu entre Janeiro 2006 e Abril de 2008, mas os últimos 10 milhões de "adeptos" foram "ganhos" em apenas três meses (de Novembro de 2009 a Janeiro de 2010).

Uma das principais vantagens apontadas ao software da empresa norueguesa é a tecnologia de compressão de dados que, segundo garantem os responsáveis, permite "encolher" até 90 por cento o tamanho das páginas Web antes do seu carregamento para o telemóvel - o que resulta não só numa navegação mais rápida mas também num menor (e mais económico) tráfego de dados.

[caption]Adopção do Mini[/caption]