Os grandes números nem sempre estão reservados aos grandes "dinossauros" da tecnologia. A Opera surgiu no mercado em 1994 e desde então tem ganho uma posição de relevo no competitivo mercado dos browsers, sobretudo focada nas plataformas móveis.



Agora a fabricante norueguesa anuncia que atingiu a marca dos 100 milhões de utilizadores com a versão Mini do seu browser móvel.



A navegação rápida é um dos grandes atributos da versão, recentemente actualizada. O Mini inclui uma tecnologia de compressão de conteúdos que permite "encolher" até 90 por cento o tamanho das páginas Web, antes destas serem carregadas para o telemóvel. Isto permite uma navegação mais rápida e uma optimização dos consumos de dados.



Compatível com mais de três mil modelos de telemóveis e disponível em 96 línguas, a versão Mini do browser já é, segundo a Opera, o navegador mais utilizado em todo o mundo.



Só desde Fevereiro, o número de utilizadores da plataforma aumentou em 11 milhões. Numa comparação face ao mesmo período, hoje o Opera Mini soma o dobro dos utilizadores.



Outros números fornecidos pela empresa indicam que diariamente são visitadas 2 mil milhões de páginas através do Opera Mini. O número - relativo ao mês de Março - também duplica aquele que a fabricante apresentava em Julho do ano passado.