Pode ser um pouco contraditório, mas o novo navegador de internet da Opera incentiva os utilizadores a fazer mais pausas do mundo online. O Opera Air tem um design minimalista, concebido para sessões de mindfulness, para ajudar os utilizadores a esvaziarem um pouco a mente, sem pensar no próximo clique de página ou post nas redes sociais.

A Opera diz que se trata do primeiro navegador de internet do mundo centrado na atenção plena, sem a necessidade de assinaturas ou adições de apps. Mas do que se trata? O browser tem ferramentas integradas para ajudar a realizar exercícios equilibrados que ajudam a melhorar a flexibilidade. Através da câmara pode obter um modelo 3D para orientar o utilizador em tempo real.

Veja na galeria imagens do Opera Air:

Entre exercícios de respiração, de movimentos do pescoço e até de meditação, uns mais curtos e outros mais longos, vai receber lembretes no navegador quando este deteta que necessita de fazer uma pausa para recarregar energias.

O browser oferece ainda ondas cerebrais através de batimentos bineurais e sons, que ajudam a aumentar a criatividade, a aliviar o stress, assim como a manter o foco. O navegador inclui um bloqueador de anúncios, para diminuir distrações enquanto navega, além de mais rápida, segundo a Opera. Na barra de ferramentas tem acesso direto ao Messenger e ao WhatsApp.

O Aria AI é o assistente de inteligência artificial generativa, permitindo conversar, gerar imagens, criar resumos e ainda respostas em voz, sem necessitar de uma assinatura. Ainda assim, tem como base o GPT-4º, o Gemini 1.5 e o Imagen 3.

A interface é transparente e adaptável aos wallpapers e temas que estiver a usar. Por fim, o navegador integra uma VPN gratuita, para quem necessitar proteger a privacidade.

Pode fazer o download do Opera Air no website oficial.