A Europol, em coordenação com nove países, desencadeou a Operação SpecTor, numa investigação de atividades ilegais na Darknet. O resultado foi agora partilhado, levando à detenção de 288 vendedores espalhados por três continentes. Além da detenção, a Europol apreendeu ainda 50,8 milhões de euros em dinheiro e criptomoedas, 850 quilos de drogas e ainda 117 armas.

Europol - Dark Web
fonte: Europol

A operação centrou-se no combate ao tráfego de droga através da Darknet, numa colaboração das polícias de nove países. Nos Estados Unidos foram detidos 153 suspeitos, 55 no reino Unido, 52 na Alemanha, 10 na Holanda, 9 na Áustria, 5 na França, 2 na Suíça, 1 na Polónia e Brasil.

As forças policiais fizeram apreensões no Marketplace ilegal conhecido como “Monopoly Market” na Dark Web, onde os suspeitos envolvidos compravam e vendiam as drogas. As drogas aprendidas eram compostas por 258 quilos de anfetaminas, 43 quilos de cocaína, 43 quilos de MDMA e cerca de 10 quilos de LSD e pílulas de ecstasy.

Veja o vídeo 

A Europol compilou as informações de inteligência fornecidas pelas autoridades alemãs, depois destas terem acedido com sucesso à infraestrutura criminosa do Marketplace em dezembro de 2021. Os dados foram criados através do cruzamento e análise das provas, que serviram de base a centenas de investigações nacionais pelas autoridades dos países envolvidos. A autoridade europeia diz que estes vendedores estavam também ativos em outros marketplaces ilícitos, impedindo dessa forma que as drogas e outros bens ilícitos fossem vendidos na Dark Web.

O comunicado refere que alguns dos suspeitos detidos são considerados alvos de alto valor para a Europol e que continuam a ser conduzidas investigações para identificar indivíduos adicionais ligados a contas da Dark Web. “Quando as autoridades conseguirem ter acesso às extensas listas destes vendedores, milhares de clientes espalhados pelo globo estão agora em risco de serem acusados”, é referido no documento.

Operação DisrupTor: Tráfico de estupefacientes na Dark Web origina 91 detenções
Operação DisrupTor: Tráfico de estupefacientes na Dark Web origina 91 detenções
Ver artigo

A coordenação das operações entre a Alemanha e os Estados Unidos conduziu ainda ao encerramento da Hydra em abril de 2022, considerado o Marketplace da Dark Web mais valioso, com receitas estimadas em 1,23 mil milhões de euros. Neste caso foram apreendidos cerca de 23 milhões de euros em criptomoedas pelas autoridades alemãs.

A Operação SpecTor é considerada mais bem-sucedida, no que diz respeito a detenção de suspeitos, quando comparado com os anteriores DisrupTor de 2020 que levou 179 prisões e a Dark HunTor em 2021 com 150, onde se destaca os bons resultados das investigações fruto das colaborações. “Esta operação envia uma mensagem forte aos criminosos na Dark Web: que as forças da autoridade internacionais têm os meios e a capacidade de identificar e acusar por atividades ilegais, mesmo na Dark Web”, salienta a diretora executiva da Europol, Catherine De Bolle, no comunicado.

Nota de redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 14:47.