A Optimus acaba de apresentar um novo modelo de subscrição de jogos para telemóvel. A nova modalidade, lançada numa parceria com a Electronic Arts, vai permitir o acesso ilimitado aos cerca de 100 jogos do catálogo mobile da editora mediante o pagamento de 2 euros por semana, mas no primeiro mês a utilização será oferecida a quem carregar o telefone com 20 euros de saldo.

A oferta é válida a partir de hoje e para adesões até ao final de Outubro. Outra das garantias para quem fizer a adesão até ao final deste mês é a redução do valor da subscrição semanal para 1,5 euros, para sempre.

As condições fazem parte de uma campanha com a qual a operadora procura promover a nova modalidade e aumentar o número global de utilizadores de jogos para telemóvel. De acordo com os números avançados na apresentação, actualmente apenas nove por cento dos clientes com telefones compatíveis com jogos tiram partido desse tipo de funcionalidades dos terminais.

Com o novo serviço a Optimus espera “duplicar no espaço de um ano o número de utilizadores de jogos no telemóvel e fazer crescer 50 por cento a receita total da categoria”, adiantou o director de serviços multimédia da operadora, Nuno Lopes Gama.

Dirigida a jogadores intensivos - que assim podem descarregar qualquer título da EA para o telemóvel e jogar tanto quanto quiserem, durante o período de tempo em que mantenham a subscrição – a novidade está disponível para utilizadores de vários terminais compatíveis com Java, entre os quais se incluem os sistemas operativos móveis Android, Windows Mobile ou Symbian, sendo o acesso aos jogos feito a partir do Portal Zone.

De fora fica o iPhone, que não se compadece com este tipo de comercialização, explicou Nuno Lopes Gama.

A nova subscrição, que será um exclusivo Optimus “pelo menos até ao final de 2010”, vem juntar-se às modalidades que conferiam o acesso por 24 horas a jogos online (0,99 euros) ou uma assinatura que dava direito a um jogo novo por semana por 1,5 euros (apenas disponível para títulos de algumas editoras). À parte destas, é ainda possível comprar jogos avulso, ao preço médio de 4 euros.

Para já, a Optimus descarta a possibilidade de lançar subscrições ilimitadas em parceria com outras editoras de jogos, mas diz que tal poderá fazer sentido, no longo prazo, se o acolhimento do serviço “correr como esperado”.