A canonização, ou atribuição do estatuto de Santo, do beato Carlo Acutis, Padroeiro da Internet, terá lugar durante as celebrações do Jubileu dos Adolescentes, em abril de 2025, anunciou o Papa Francisco.
“Quero anunciar que no próximo ano, na Jornada das Crianças e dos Adolescentes, vou canonizar o Beato Carlo Acutis”, disse o Papa. Carlo Acutis (1991–2006) usou os meios digitais, as novas técnicas de comunicação, para “transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”, disse, aquando da beatificação, o Papa Francisco.
Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais trabalhavam, e faleceu em Monza, Itália, com 15 anos, vítima de leucemia. O Papa diz que o beato “foi apresentado desde logo como modelo de santidade e um génio da informática”, explica a agência Ecclesia.
Os milagres são normalmente investigados e avaliados ao longo de vários meses, sendo uma pessoa elegível para a santidade após dois milagres atribuídos. O primeiro milagre de Carlo Acutis foi reconhecido em 2020: a cura de uma criança brasileira de uma doença congénita que lhe afetava o pâncreas. Na sequência deste milagre foi beatificado, em Assis, Itália, um passo rumo à canonização. Em maio de 2024, foi-lhe atribuído um segundo milagre, abrindo caminho para a canonização: a cura de um estudante universitário de Florença que tinha uma hemorragia cerebral após ter sofrido um traumatismo craniano, detalha a BBC.
Além dos milagres, o beato concebeu sítios Web para a sua paróquia e para a escola e ficou conhecido por lançar um site que procurava documentar todos os milagres eucarísticos relatados, que foi lançado dias antes da sua morte. O seu site foi, entretanto, traduzido para várias línguas, sendo utilizado como base para uma exposição que viajou por todo o mundo. O jovem criou exposições virtuais sobre temas de fé e milagres eucarísticos em todo o mundo para ajudar na evangelização, ação que lhe conferiu o título de “padroeiro da internet”.
Carlo Acutis também já foi eternizado com uma estátua, em Carfin Grotto, um santuário católico romano em Motherwell, Escócia. O futuro santo foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023) de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis. Em vida, era devoto de Nossa Senhora de Fátima e, em particular, dos pastorinhos Francisco e Jacinta, tendo visitado Lisboa e o Santuário de Fátima numa viagem a Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários