A Google apresentou novas ferramentas de controlo parental, com o objetivo de manter as crianças mais seguras online e promover hábitos digitais saudáveis. O Google Family Link foi melhorado com um design mais intuitivo, apresentando as ferramentas Horário Escolar e Contactos Geridos pelos pais nos smartphones Android. Para aceder a este recurso é preciso que a conta Google seja supervisionada.

No novo separador Tempo de Ecrã estão reunidas todas as ferramentas para a gestão do tempo que os mais pequenos podem estar online. Vai poder aceder a um resumo da atividade de utilização, os limites de tempo específicos da aplicação e do equipamento. Neste separador vai também permitir aos pais definir e ajustar o tempo de inatividade e o horário escolar.

Veja na galeria imagens do Google Family Link:

A gigante tecnológica diz que simplificou a gestão de conta, as definições de privacidade e os filtros de conteúdos dos seus filhos. Pode facilmente aprovar downloads das aplicações, bloquear websites específicos, entre outros dados da conta.

A aplicação permite gerir as crianças e respetivos equipamentos de forma mais fácil, deslizando entre os perfis na mesma página, assim como aceder às definições mais avançadas.

Relativamente à aplicação Horário Escolar, esta está disponível também no Fitbit ACE LTE e no Samsung Galaxy Watch for Kids. Esta aplicação ajuda a minimizar distrações nos smartwatchs das crianças em período escolar. A app chega na próxima semana aos smartphones e tablets Android. A app ajuda a diminuir as notificações, silenciando-as durante o horário escolar. Em dias de férias, folgas ou almoços e recreios planeados, os pais podem rapidamente ajustar as configurações para libertar os equipamentos.

Neste caso também vai poder definir quais as apps que podem ser silenciadas ou limitadas, quais as apps que os filhos utilizam durante o horário escolar ou fora dele. A Google oferece esta opção porque existem apps que podem dar apoio ao ensino e abrir-se exceções nas definições.

Para os pais que têm preocupações com os contactos, a Google diz que nos próximos meses vai lançar uma funcionalidade que permite aprovar os contactos dos seus filhos, ajustar para quem podem ligar e enviar mensagens. Esta gestão será adicionada ao Family Link diretamente do equipamento do filho. Pode, por exemplo, limitar as chamadas e mensagens de texto apenas para contactos previamente aprovados. Por outro lado, as crianças podem solicitar a introdução de novos contactos.