Os dados que hoje foram revelados são uma atualização da informação que o Eurostat tem vindo a publicar sobre a utilização das tecnologias da informação na Europa, e mostram mais detalhes em relação ao que os europeus fazem online.

Segundo os últimos números 87% dos europeus com idades entre os 16 e os 74 anos usaram a Internet nos últimos três meses, uma percentagem elevada que esconde porém uma diferença significativa entre o país mais ligado, a Suécia com 98%, e o menos online, que é a Bulgária com 68%.

Portugal está no fim da lista com apenas 76% dos utilizadores a referirem esta utilização nos últimos três meses, 11 pontos percentuais abaixo da média dos 28 países da UE, isto apesar de uma melhoria significativa face a 2010, quando este número se fixava nos 58%.

Também a nível médio os valores evoluiram nos últimos anos. Em 2007 a média de europeus que acediam à internet era de 57% e em 2013 fixava-se nos 75% mas sobe agora para 87% em 2019.

Correio eletrónico, informação e notícias online

O Eurostat divulga também os dados sobre o tipo de utilização da internet, que podem ser consultados online, e onde se ver uma grande clivagem entre os países europeus.

Em média, a maioria da utilização é para venda e receção de emails (75%), seguindo-se a procura de informação sobre bens e serviços (68%), as mensagens instantâneas (67%) e as notícias online  (63%). Há ainda os serviços bancários (58%), a participação em redes sociais (57%) e a procura de informação de saúde (55%).

Mais abaixo ficam a audição de música (53%), chamadas de telefone e videoconferência (52%).

Portugal está abaixo da média na maioria dos casos de utilização, excepto na utilização de redes sociais, com 60% face aos 57% da média europeia, upload de conteúdos criados pelos utilizadores em websites (com 39% face a 30% na europa) , uso cívico ou político (com 19% face aos 17% europeus).

Também na área da educação online Portugal fica acima da média no uso de materiais educativos (21% face a 17%), acesso de alunos e professores a portais de educação online (11% face a 9%) e acesso a quaisquer outros materiais educativos (25% face a 21%).

Plataformas de streaming entre as atividades culturais online

No ano passado um estudo do Eurostat mostrava que a atividade cultural preferida de 72% dos europeus era assistir a plataformas de streaming online, com a música em segundo lugar e 56% dos utilizadores. Os videojogos surgem em terceiro lugar, com 33% das preferências.

A Holanda e a Finlândia apresentam-se como os países europeus que mais usam a Internet para assistir a transmissões televisivas ou de vídeos ao vivo, contando com uma adesão de 90% dos adultos de ambos os membros da UE. No outro lado do espectro situam-se a Bulgária, com 47%, a Eslováquia, com 45% e a Roménia, onde apenas 26% da população em questão realizam este tipo de atividades online.

Níveis de utiilização da Internet para atividades culturais na UE
Níveis de utiilização da Internet para atividades culturais na UE Os dados recolhidos são relativos à população adulta (entre os 16 e os 74 anos). créditos: Eurostat