O Parlamento Europeu aprovou o domínio de topo Internet ".eu", que, segundo o seu parecer, irá beneficiar as empresas e pessoas residentes no espaço comunitário.



Em declaração oficial, o PE acrescenta ainda, segundo o noticiado pelo portal de informação Europemedia, que este novo nome de domínio de topo fornece uma ligação clara e identificável com a União Europeia e o seu quadro legal e com o mercado interno.



A decisão surge após o encontro dos ministros das Telecomunicações e da Ciência e Tecnologia dos 15 países comunitários, em Vitória, Espanha, nos passados dias 22 e 23 de Fevereiro, onde se estabeleceu um acordo de princípio com vista ao desenvolvimento daquele novo domínio de topo.



A decisão para o estabelecimento do sufixo Internet para a União Europeia foi tomada em Dezembro de 2000, durante uma reunião do Conselho de Ministros das Telecomunicações, em Bruxelas, e no início julgou-se que o mesmo poderia estar operacional durante o ano seguinte, o que acabou por não se verificar.



Nota da Redacção: Já hoje, dia 28 de Fevereiro de 2002, em comunicado de imprensa, a Comissão Europeia afirma que, depois da votação favorável do Parlamento Europeu, o regulamento para o novo sufixo Internet deverá ser adoptado durante um dos próximos Conselhos de Ministros.



Nessa altura a Comissão diz que estará apta a dar início ao processo de selecção da entidade que passará a administrar e gerir o registo de nomes de domínio ".eu" (ou registry).



O comissário europeu Erkki Liikanen acrescenta que tanto a Comissão Europeia como o Parlamento pensam que o domínio Internet para o espaço comunitário agora criado não deve ficar sujeito a um quadro legal demasiado pesado.



Notícias Relacionadas:

2002-02-26 - Ministros reunidos em Vitoria apoiam Plano de Acção eEurope 2005

2000-05-12 - Domínio .eu ainda distante