Os contribuintes que no ano passado entregaram a sua declaração de IRS em papel poderão vir a receber senhas de acesso ao Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária e Aduaneira prevê enviar cartas ou emails a estes contribuintes, de informação sobre as mudanças no imposto, assim como credenciais de acesso ao portal se, no final de março, esse acesso ainda não tiver sido solicitado, avança o Diário de Notícias.

A entrega da declaração anual de rendimentos apenas por via eletrónica ficou definida por uma portaria publicada no final de 2017, numa decisão justificada pelo facto de ser “residual o número de contribuintes que procede à entrega desta declaração em suporte de papel” e pelo “alargamento do universo dos contribuintes que estão abrangidos pela declaração simplificada de IRS”.

Admitindo que muitos dos contribuintes que ainda entregavam a sua declaração de IRS em papel são pessoas com maior dificuldade em utilizar a via eletrónica, as Finanças vão ter postos de atendimento digital assistido em algumas repartições. Estes postos estão disponíveis a partir de 1 de abril, estando a ser avaliada a hipótese de o atendimento ser feito por marcação.

A par das campanhas e avisos, está também previsto um aumento de 25% no número das chamadas senhas na hora - os códigos de acesso que são entregues aos contribuintes que já não têm tempo para esperar que este chegue pela via normal, ou seja, pelo correio.

Estas senhas vão ficar disponíveis na última quinzena de maio, sendo que, nessa altura, os contribuintes serão alertados para a necessidade de converterem esta senha em definitiva.