Já são perto de 500 milhões, ou mais precisamente 426,9 milhões, os cidadãos europeus que utilizam a Internet, ou seja 65% da população total, revela o Interactive Advertising Bureau (IAB).

Os dados constam do mais recente relatório daquela organização sobre o consumo de media no Velho Continente, o Mediascope Europe, e dão informação suplementar, como o facto de a maior parte dos internautas europeus passar uma média de 14,8 horas online por semana.

Já um terço dos europeus (37%) acede à Internet através de mais do que um dispositivo, sendo o computador, isoladamente, o mais representativo: 64% dos internautas, o que dá 415,7 milhões de pessoas. Vinte e um por cento navegam na Internet a partir de um dispositivo móvel (139,2 milhões).

Entre os 28 países analisados - Portugal incluído - usar a Internet a partir do PC é mais popular na Noruega e na Suíça (89%), onde os internautas têm maior probabilidade de terem idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos (44%).

A idade dos utilizadores da Internet móvel, por sua vez, situa-se normalmente entre os 16 e os 24 anos (30%). Reino Unido, Noruega e Suécia são os países onde este acesso é mais popular, com mais de quatro cidadãos em cada a navegarem na Web por esta via.

O tempo passado online diverge consoante o meio de acesso usado: quem prefere o PC gasta 13,3 horas por semana, entre quem utiliza telemóvel o valor baixa para 9,4 horas, muito idêntico a quem usa tablets (9,3 horas).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé