Quantas vezes já parou para pensar nas calorias que ingere diariamente? Já se perguntou quantas calorias tem o seu queijo favorito? E o pão? Apesar de hoje em dia a maior parte desta informação estar ao alcance de todos o mais provável é que não ande sempre a esbarrar com ela.
Com isso em mente, a Google quis criar uma forma fácil de informar o consumidor sobre este tema e passou a usar metade da página de resultados para apresentar estes dados de forma intuitiva.



A tecnológica anunciou que a partir desta terça-feira, vai começar a disponibilizar uma tabela nutricional com informação sobre comida.
Para lá chegar basta procurar pelo nome do produto pretendido na barra de pesquisa do motor de busca e ao lado da lista habitual de resultados aparecerá uma tabela com toda a informação nutricional do produto. Assim, em poucos momentos, o utilizador fica a saber a quantidade de calorias que vai consumir, lípidos, colesterol ou proteínas, por exemplo. A informação passa a ser apresentada nas pesquisas realizadas a partir de qualquer suporte (web ou app).


No entanto, a pesquisa ainda não engloba muitas refeições e alimentos. Já pode conhecer ao detalhe o impacto do puré de batata, do ketchup ou da pizza no organismo, escrevendo apenas o nome do produto na caixa de pesquisa. Vai ter de usar outros recursos e gastar mais tempo para ter a mesma informação sobre polenta, mostarda ou feijoada, por exemplo.


Este não é o primeiro passo da Google na missão de informar os utilizadores sobre o que comem. No início do mês, a tecnológica lançou um projeto experimental intitulado Im2Calories, no âmbito do qual está a desenvolver um algoritmo para mostrar a quantidade de calorias dos alimentos a partir de fotos publicadas no Instagram.


De acordo com o New York Daily News, o software faz uma análise visual e um reconhecimento de padrões para determinar quantas calorias existem em determinado prato ou produto.
O projeto ainda está em fase de testes mas Kevin Murphy, cientista da Google, afirmou à publicação que o serviço pode ajudar os consumidores a serem mais conscientes sobre o que comem e ajudar os médicos e investigadores a usarem os dados recolhidos para estudos futuros.

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