O SAPO está a introduzir um novo tipo de pesquisa implícita que pretende tornar mais simples e cómoda a procura de palavras na Internet. A ideia é inovadora e está a ser aplicada em primeira-mão no TeK, sendo posteriormente alargada de forma gradual a outros canais do portal.



Para fazer pesquisas os utilizadores podem seleccionar a palavra ou expressão desejada, clicando depois num símbolo translúcido do SAPO que aparece ao lado da selecção. Os resultados são abertos numa nova página, o que permite continuar a navegação no canal, ao mesmo tempo que se verificam os links sugeridos na pesquisa.


Com raízes na área de Directório, o SAPO transformou-se em portal generalista, mas a área de pesquisa foi sempre mantida como estratégica dentro da empresa do grupo PT. "[A pesquisa] continua no topo das nossas preocupações actuais. Somos a única alternativa em termos de pesquisa sobre Portugal e os portugueses", justifica José Carlos Baldino, administrador da PT.com.



Durante o ano de 2005 novos desenvolvimentos dentro da pesquisa devem ser apresentados aos utilizadores do portal, promete o administrador da PT.com. Recorde-se que ainda este ano tinha sido introduzido o dicionário na pesquisa, em parceria com a Priberam, assim como as Ad Words, que "começam a gerar receitas muito significativas", explica José Carlos Baldino.

As alterações menos visíveis são feitas ao nível dos algoritmos e desenvolvimentos técnicos, que têm garantido a evolução da qualidade da pesquisa, sublinha o administrador da PT.com.



João Pedro Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento técnico desta pesquisa, garante que a nova funcionalidade - desenvolvida em Javascript - é compatível com Firefox 1.0 ou superior e Internet Explorer 6. O suporte ao browser Safari da Apple deverá acontecer em breve, mas a pesquisa "tip" não funciona no Opera, embora não prejudique o carregamento da página.



Sem substituir o conceito da tradicional caixa de pesquisa, esta nova funcionalidade aumenta as possibilidades de procura de termos, garantindo uma maior comodidade e usabilidade sem interferir com os hábitos de navegação na Internet.

Nota da Redacção: O TeK é o portal de tecnologia do SAPO, mas a responsabilidade editorial pertence à Casa dos Bits, que mantém uma separação efectiva em relação à equipa editorial do portal da PT.com.

Notícias Relacionadas:

2005-03-23 - Messenger do SAPO oferece SMS a partir do PC

2003-03-19 - SAPO renova design e serviços ao utilizador

2001-09-08 - Sapo: De motor de pesquisa a portal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.