Os esquemas de phishing provocaram um prejuízo de 120 milhões de dólares durante os últimos três meses de 2009, nos Estados Unidos. Os dados são da U.S. Federal Deposit Insurance Corporation e foram apresentados numa conferência promovida pela empresa de segurança informática RSA.

No mesmo evento, a RSA já tinha avançado os resultados de um relatório que dá conta que o número de ataques de phishing identificados bateu recordes em Janeiro.

A empresa registou mais de 18 mil casos deste tipo de fraude bancária, numa subida de 21 por cento face ao número de ataques assinalados no mês anterior.

Uma das principais tendências encontradas no relatório da RSA é o aumento de ataques de phishing contra universidades e instituições de ensino.

Já em relação aos golpes contabilizados pela FDIC, destaque para um número crescente de vítimas entre as pequenas empresas, prejudicadas em 25 milhões de dólares entre Outubro e Dezembro do ano passado.

Os esquemas de phishing estão também a gerar um maior número de disputas judiciais, com clientes e empresas lesadas a processarem as entidades bancárias com quem se relacionam, na tentativa de recuperarem o dinheiro desviado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.