Arrancou ontem o prazo para a entrega online das declarações de impostos. Desde então, o acesso ao Portal das Finanças tem sido difícil, com muitos contribuintes a relatar impossibilidade de acesso, falhas durante a utilização do serviço ou lentidão de resposta durante o processo de preenchimento da declaração de impostos.



Contactado pelo TeK, o Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP)explica que as dificuldades enfrentadas pelos contribuintes são consequência de "um aumento extraordinário de acessos" ao portal que tem congestionado os sistemas envolvidos "provocando lentidão de resposta e dificuldade de acesso às funções pretendidas".



Entre a manhã de ontem e as 15 horas de hoje mais do que terá duplicado o número de acessos aos portal atingindo o maior "pico histórico de acessos alguma vez alcançado", na plataforma online que permite a entrega das declarações de impostos e o cumprimento de várias outras obrigações fiscais, com 170.000 acessos concorrentes, de acordo com dados do MFAP.



Fonte oficial do ministério, assegura que "os sistemas envolvidos estão sob permanente monitorização no sentido de minorar os impactos dos picos de tráfego", pelo que se espera que a qualidade do serviço estabilize à medida "que se produzam efeitos de ajustamentos de pormenor que estão a ser introduzidos". A diluição dos picos de utilização dos serviços online, habitual após os dias de arranque dos prazos de entrega das declarações, também deverá contribuir para restablecer a normalidade.



Recorde-se que o arranque do período para a entrega online das declarações de impostos (modelo 3) está a coincidir com o limite de prazo para a entrega das declarações de IVA das empresas, um procedimento que só pode ser realizado online.



O prazo limite para a entrega destas declarações terminava no passado dia 10, mas foi estendido até amanhã, dia 12. As dificuldades de acesso ao site também têm afectado as empresas que tentam cumprir este procedimento ao longo dos últimos dias.



A linha de apoio aos serviços electrónicos das finanças também está congestionada e de difícil acesso.