O PicPlz, apontado por muitos como o principal concorrente do Instagram, anunciou esta semana que vai encerrar a 3 de julho. Na mensagem publicada no site do serviço, aconselha os utilizadores a descarregarem as imagens que queiram conservar, pois todos os dados serão definitivamente apagados em julho.

A empresa tem enviado avisos aos clientes, onde sugere que se faça o download dos ficheiros. Aproveita ainda para "agradecer o apoio" ao PicPlz e pedindo "desculpa por qualquer inconveniente causado".

O serviço, lançado em 2009, consiste essencialmente numa aplicação de captura e edição de imagens (com recurso a filtros), disponível para Android e iOS. Assegura integração com o Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare.

O PicPlz parece assim apresentar-se como a primeira "vítima" do domínio do Instagram, que recentemente passou a assegurar presença também em dispositivos com sistema operativo Android. O lançamento da versão para a plataforma da Google aconteceu sensivelmente na mesma altura em que o serviço foi adquirido pelo Facebook - passando a gozar ainda de maior projeção.

Com o encerramento do PicPlz, a equipa por detrás da criação do serviço não deverá extinguir-se, mas antes dedicar-se a outros projetos, adiantou ao TechCrunch um dos responsáveis pelo conselho de administração da empresa.

Dalton Caldwell afirmou que o grupo tinha lançado recentemente o Pinflip, uma aplicação paga para iPad destinada a utilizadores do Pinterest, que, segundo o próprio, tem sido bastante bem sucedida, encontrando-se atualmente no 5º lugar da tabela das mais descarregadas nos EUA na categoria de redes sociais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes