O PicPlz, apontado por muitos como o principal concorrente do Instagram, anunciou esta semana que vai encerrar a 3 de julho. Na mensagem publicada no site do serviço, aconselha os utilizadores a descarregarem as imagens que queiram conservar, pois todos os dados serão definitivamente apagados em julho.

A empresa tem enviado avisos aos clientes, onde sugere que se faça o download dos ficheiros. Aproveita ainda para "agradecer o apoio" ao PicPlz e pedindo "desculpa por qualquer inconveniente causado".

O serviço, lançado em 2009, consiste essencialmente numa aplicação de captura e edição de imagens (com recurso a filtros), disponível para Android e iOS. Assegura integração com o Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare.

O PicPlz parece assim apresentar-se como a primeira "vítima" do domínio do Instagram, que recentemente passou a assegurar presença também em dispositivos com sistema operativo Android. O lançamento da versão para a plataforma da Google aconteceu sensivelmente na mesma altura em que o serviço foi adquirido pelo Facebook - passando a gozar ainda de maior projeção.

Com o encerramento do PicPlz, a equipa por detrás da criação do serviço não deverá extinguir-se, mas antes dedicar-se a outros projetos, adiantou ao TechCrunch um dos responsáveis pelo conselho de administração da empresa.

Dalton Caldwell afirmou que o grupo tinha lançado recentemente o Pinflip, uma aplicação paga para iPad destinada a utilizadores do Pinterest, que, segundo o próprio, tem sido bastante bem sucedida, encontrando-se atualmente no 5º lugar da tabela das mais descarregadas nos EUA na categoria de redes sociais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.