A comunicação foi feita hoje pela Polícia Judiciária que indica que a ação foi desenvolvida através da Diretoria do Centro, no cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo Ministério Público de Castelo Branco. As detenções foram feitas fora de flagrante delito em Monforte, Castelo Branco, Loures e Lisboa.
Os detidos são três homens e uma mulher, com idades entre os 20 e 35 anos, e a PJ refere que estão "fortemente indiciados da prática dos crimes de burla qualificada, burla informática e nas comunicações, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento, através da prática das designadas “burlas MB Way”".
As burlas que recorrem ao serviço de pagamentos e transferências instantâneas da SIBS têm-se multiplicado, somando largos milhares de euros de perdas acumuladas.
Segundo os dados, "os detidos terão desenvolvido desde o ano de 2020 um elaborado sistema de acesso às contas bancárias de inúmeras vítimas, que anunciavam a venda de bens em plataformas “online” de comércio de artigos usados, convencendo-as a aderirem ao serviço “MB Way”. O objetivo seria receberem o pagamento do preço dos artigos, mas os criminosos "induziam as vítimas a disponibilizarem o acesso direto às contas bancárias associando um número de telemóvel na posse dos autores, a facultarem os dados dos cartões, a darem ordens a pedidos de envio de dinheiro ou enviando códigos de levantamento".
Desta forma obtinham acesso a largas centenas de contas bancárias, efetuando movimentos de retirada dos fundos de valor ainda não totalmente apurado.
A Polícia Judiciária explica ainda que a ação desenvolvida permitiu a apreensão de artigos e dados relacionados com a prática dos crimes, em particular a identificação de contas bancárias, centenas de chamadas de telemóveis para as vítimas, dezenas de cartões e telemóveis.
Os quatro detidos vão agora ser presentes às Autoridades Judiciárias na comarca de Castelo Branco para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários