A Polícia Judiciária deteve seis homens e uma mulher por serem suspeitos de gerirem uma rede de phishing que roubou vários internautas. A quantia conseguida pelos alegados criminosos está avaliada em 150 mil euros, mas a PJ refere que o valor real do roubo pode ser superior.
Os sete indivíduos utilizavam credenciais roubadas e que eram usados para registo dos utilizadores em sites e serviços bancários, informações que eram depois usadas para extrair dinheiro. Os alegados criminosos contaram com a ajuda de mais pessoas que foram constituídas arguidas pelas autoridades policiais portuguesas.
As detenções resultaram de 15 buscas domiciliárias que foram realizadas em simultâneo, numa operação com o nome de código "Sete Mares".
Em comunicado a PJ refere que os detidos vão ser presentes a tribunal e acusados de acesso ilegítimo a computadores, burla informática, branqueamento de capitais e associação criminosa.
A operação realizada em parceria com as autoridades brasileiras que ajudaram a identificar os líderes do esquema fraudulento e as pessoas que faziam a movimentação do dinheiro, conhecidas como money mules.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários