No ano passado Tim Berners-Lee apresentou a sua visão sobre a necessidade de corrigir o que está errado com a Internet e afirmou que estava a desenhar um plano para que a Web pudesse ser usada para o bem, procurando as sugestões dos internautas e das empresas e organizações que trabalham na rede. No Web Summit de 2018 o "pai" da Internet como a conhecemos, explicou a sua desilusão com a forma como a grande rede está a evoluir, tornando-se um mecanismo de desigualdade e divisões, e alertando que está a ser dominada por “forças poderosas que a usam para as suas próprias agendas”.

O Contrato para a Web tem por base uma carta aberta escrita por Tim Berners-Lee no ano passado mas também na World Wide Web Foundation, o grupo sem fins lucrativos que foi criado e que procurou agregar o apoio de várias organizações para a implementação da visão do cientista. A ideia tem conseguido uma base de apoio alargada e conta já com 150 organizações, entre as quais as gigantes Facebook, Google e Microsoft.

São 9 princípios espelhados em 76 cláusulas de um contrato que Tim Berners-Lee quer ver assinado por todos. O respeito pela privacidade e a proteção de dados é um dos pontos chave do documento, mas também a liberdade de acesso e um acesso universal. A organização quer que o contrato se torne um documento base para que todos possam trabalhar para garantir que a Internet seja uma força usada para o bem.

"Estamos a lançar o contrato para a Web como o primeiro plano de ação global para proteger a Internet como uma força para o bem, juntando empresas, governos e cidadãos de todo o mundo para dizer que há coisas que têm de ser feitas para colocar as coisas no caminho certo", afirmou, dizendo ainda que "os governos devem fortalecer as leis e a regulamentação do mundo digital, e os grupos devem fazer mais para garantir que os benefícios não sejam à custa dos direitos humanos e da democracia".

Hoje é o lançamento oficial da iniciativa, mas muitos dos detalhes já eram conhecidos e podem ser consultados no documento pdf que está à disposição de todos. No site pode ainda apoiar a iniciativa, como indivíduo ou em nome de uma organização, empresa ou Governo.