O YouTube anunciou esta quinta-feira, durante a VidCon, que vai estrear uma nova paltaforma de merchandising dentro do seu próprio site. A funcionalidade faz parte de uma nova estratégia de monetização, que vai dar aos criadores de conteúdos novas formas de fazerem dinheiro com os seus canais.

Doravante, assim que atingirem a meta dos 100 mil subscritores, os produtores passam a ter acesso a um novo programa chamado Memberships, que lhes permite oferecer serviços exclusivos a membros premium. Em troca de 4,99 dólares mensais, estes utilizadores podem ter acesso a crachás virtuais, emojis, livestreams e vídeos exclusivos. Apesar de a funcionalidade estar agora restringida a youtubers com mais de 100 mil subscritores, o YouTube afirma querer alargar este programa a mais criadores - o que deverá acontecer durante os próximos meses.

A plataforma de merchandising, por sua vez, chega ao YouTube graças a uma parceria com a Teespring, que vai permitir aos canais daquela plataforma venderem items no próprio canal. Por enquanto, o YouTube só vai funcionar com canais registados nos EUA e que tenham mais de 10.000 subscritores, embora a empresa afirme que também tem planos para fazer chegar este serviço a outros criadores num "futuro próximo".

tek youtube lucas

Ainda durante a VidCon, a tecnológica afirmou que os criadores que ganham entre cinco a seis dígitos de rendimento por ano, cresceu cerca 40% face ao ano anterior. A empresa acredita que a criação de novas formas de monetização possa impactar positivamente este número.

Note que as novas políticas de utilização do YouTube têm confundido vários youtubers, que consideram ter a sua criatividade ameaçada, uma vez que a plataforma ameaça eliminar qualquer vídeo considerado ofensivo pela comunidade de utilizadores. A política provocou várias reações negativas, mas uma vez que o site não parece disposto a abrir mão desta posição mais estrita, estas novas ferramentas de monetização podem funcionar como compensação face aos hipotéticos ganhos que se perdem com estas medidas.