O YouTube anunciou esta quinta-feira, durante a VidCon, que vai estrear uma nova paltaforma de merchandising dentro do seu próprio site. A funcionalidade faz parte de uma nova estratégia de monetização, que vai dar aos criadores de conteúdos novas formas de fazerem dinheiro com os seus canais.

Doravante, assim que atingirem a meta dos 100 mil subscritores, os produtores passam a ter acesso a um novo programa chamado Memberships, que lhes permite oferecer serviços exclusivos a membros premium. Em troca de 4,99 dólares mensais, estes utilizadores podem ter acesso a crachás virtuais, emojis, livestreams e vídeos exclusivos. Apesar de a funcionalidade estar agora restringida a youtubers com mais de 100 mil subscritores, o YouTube afirma querer alargar este programa a mais criadores - o que deverá acontecer durante os próximos meses.

A plataforma de merchandising, por sua vez, chega ao YouTube graças a uma parceria com a Teespring, que vai permitir aos canais daquela plataforma venderem items no próprio canal. Por enquanto, o YouTube só vai funcionar com canais registados nos EUA e que tenham mais de 10.000 subscritores, embora a empresa afirme que também tem planos para fazer chegar este serviço a outros criadores num "futuro próximo".

tek youtube lucas

Ainda durante a VidCon, a tecnológica afirmou que os criadores que ganham entre cinco a seis dígitos de rendimento por ano, cresceu cerca 40% face ao ano anterior. A empresa acredita que a criação de novas formas de monetização possa impactar positivamente este número.

Note que as novas políticas de utilização do YouTube têm confundido vários youtubers, que consideram ter a sua criatividade ameaçada, uma vez que a plataforma ameaça eliminar qualquer vídeo considerado ofensivo pela comunidade de utilizadores. A política provocou várias reações negativas, mas uma vez que o site não parece disposto a abrir mão desta posição mais estrita, estas novas ferramentas de monetização podem funcionar como compensação face aos hipotéticos ganhos que se perdem com estas medidas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.