O Periscope soprou no sábado, 25 de março, a primeira vela de aniversário. Mas foi uma grande vela. Numa publicação oficial a tecnológica partilhou duas estatísticas sobre o atual momento de forma da rede social: já foram feitos 200 milhões de transmissões em direto e são consumidos diariamente 110 anos de vídeo.

Como pode ser difícil ter uma noção de quanto é este valor, fica aqui uma desmultiplicação: é o equivalente a quase 58 milhões de minutos diariamente.

A rede social refere que estes valores apenas dizem respeito ao tempo passado pelos utilizadores nas aplicações para Android e iOS. Não contabiliza por isso o número de streams integrados no Twitter ou que são visualizados na Web.

Uma política do Periscope é justamente não falar no número de utilizadores, mas no tempo que as pessoas investem no serviço - uma métrica que para a subsidiária do Twitter é muito mais valiosa.

Outra forma de ‘medir’ o sucesso do Periscope é a resposta dada por algumas redes sociais rivais - como o Facebook através do Live - e também pelo desaparecimento do Meerkat: aquele que era o grande rival e o pioneiro do livestream simples acabou por ficar na sombra e vai agora mudar o foco do seu serviço.