O Facebook inaugurou o Portal da Juventude, disponível em 60 línguas, que serve como espécie de “boas-vindas” à nova geração de utilizadores da rede social de Mark Zuckerberg. O portal é um guia para as diversas funcionalidades do serviço, apresentando dicas gerais, truques para tirar melhor partido da plataforma, informações de privacidade e segurança, para que os jovens retirem uma melhor experiência dos serviços.

Este espaço será ainda um local onde os jovens podem trocar opiniões com amigos, sobre questões online que sejam importantes. O Portal da Juventude, segundo o comunicado, foi desenhado especialmente para os utilizadores mais novos a darem os primeiros passos na rede social, para uma melhor experiência não só online, como offline.

O Portal pode ser visitado, tanto através de um browser no computador, como na versão mobile nos smartphones. O serviço inclui informações de como tirar melhor partido, em segurança, de alguns produtos como o Páginas, Grupos, Eventos e Perfil, detalhando os dados que o Facebook recolhe dos utilizadores e como os utiliza. Pode ainda receber opiniões de colegas, com testemunhos diretos de jovens que estão a utilizar a tecnologia de uma forma poderosa.

Para completar a experiência dos jovens, foram ainda acrescentadas dicas para aumentar o nível de segurança das suas contas, conselhos sobre gerir ligações, tais como limitar a visibilidade das partilhas ou controlar a informação que pode ser utilizada pelos anunciantes. Mas sobretudo importante é sensibilizar os jovens utilizadores a denunciarem conteúdos ilícitos.

Com a adição do Portal da Juventude ao Centro de Segurança do Facebook, a rede social vai disponibilizar dicas educacionais diretamente no Feed das notícias às contas dos utilizadores mais jovens, sobre assuntos relevantes, como por exemplo, a prevenção de bullying.

O Facebook refere que este novo projeto dedicado aos mais jovens será um trabalho em progresso. Os especialistas estiveram em contacto com grupos de adolescentes em diversos países, como o Reino Unido, Itália, Brasil e Estados Unidos, assim como diversos eventos para assimilar as necessidades dos jovens utilizadores.  Estão previstas novas ações nos próximos meses, numa aprendizagem contínua que poderá ser útil para a expandir o Portal com novas ferramentas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.