Já foi lançado oficialmente o Portal da Lusofonia. A iniciativa pretende reunir num mesmo espaço online toda a informação relevante sobre o sistema de Propriedade Industrial nos diversos países de língua oficial portuguesa.



A iniciativa foi aprovada em Abril do ano passado no âmbito de da conferência ministerial realizada em Lisboa, com a participação de representantes da comunidade lusófona.



A Declaração de Lisboa, na qual os países acordaram um conjunto de iniciativas, incluindo a criação do portal da Lusofonia, preconiza a cooperação entre países com o objectivo de criar condições para a "valorização e afirmação da língua portuguesa enquanto língua tecnológica", explica um comunicado.



O portal compreende um centro de documentação que tem informação útil sobre propriedade industrial nos países cooperantes, com mais de 250 mil documentos relacionados com patentes provenientes dos vários países da CPLP. É também composto por uma Bolsa de Cooperação que visa promover projectos conjuntos e parcerias de cooperação, evitando a duplicação de esforços entre parceiros.



O lançamento oficial coincidiu com a realização no Rio de Janeiro, no passado fim-de-semana, do Fórum Lusófono de Cooperação sobre Propriedade Industrial.



Notícias Relacionadas:

2006-04-28 - CPLP definem plano de acção para promover português como língua tecnológica