No âmbito do projecto específico para a Educação, Partners in Learning, a Microsoft Portugal vai realizar no próximo dia 31 de Maio uma conferência que pretende reunir os professores que participaram neste projecto, acordado com o Ministério da Educação na sequência da criação das Salas TIC nas escolas do Ensino Básico e Secundário.



No mesmo dia a empresa vai disponibilizar o Portal dos Professores Inovadores, uma plataforma onde os educadores poderão disponibilizar os seus conteúdos, partilhando trabalhos e ideias, revelou ontem Joice Fernandes, responsável da Microsoft Portugal pelo sector da Administração Pública.



Para manter este portal em funcionamento a Microsoft está a negociar parcerias com entidades com competências específicas que possam assegurar a manutenção dos conteúdos e a sua actualização, assim como o alojamento e comunicações.



Recorde-se que a Microsoft estabeleceu uma colaboração com o Ministério da Educação no início de 2004 no âmbito do projecto governamental de criação de Salas TIC e da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (ver notícias relacionadas). Este protocolo envolvia o desenvolvimento de um ambiente de reposição automática da integridade dos postos de trabalho, assim como o fornecimento de pacotes de software de produtividade a um preço mauito reduzido.



A formação dos professores fazia igualmente parte deste protocolo, tendo já sido realizada com cerca de 1200 professores, confirmou Joice Fernandes. São esses mesmos professores que garantem o ensino nas Salas TIC e que vão agora ser convidados a partilhar experiências na conferência de dia 31 de Maio.



Joice Fernandes afirma que para a Microsoft a Educação é definitivamente uma área estratégica de investimento, a par com outras de especial importância como a Saúde, onde as tecnologias podem ter um impacto muito significativo. A empresa tem vindo a trabalhar em diversos projectos a nível da Administração Pública Central e Local e está a desenvolver contactos para continuar o mesmo níveld e colaboração com o actual Governo.



O responsável pela área da Administração Pública da Microsoft realçou ainda alguns desafios que se avizinham, nomeadamente os projectos anteiontem anunciados pelo Primeiro ministro José Sócrates para a Criação de empresas num só dia, o Documento único automóvel e o Documento de Identificação Único.

Notícias Relacionadas:

2004-06-01 - Formação TIC entre professores é elevada mas precisa de maior integração

2004-03-15 - Ministério da Educação inaugura primeira sala de TIC e assina protocolos com várias entidades