A Organização das Nações Unidas já publicou os dados preliminares do seu relatório de 2010 sobre o desenvolvimento de serviços de Governo Electrónico no mundo, que mostram uma queda de oito posições de Portugal na tabela face aos dados de 2008. O relatório final, terminado em Dezembro de 2009, deve ser publicado nos próximos dias.

O índice mede a utilização das novas tecnologias pelos Governos na relação com os cidadãos, um desafio especial num ano de crise, como admite a introdução ao relatório. A apresentação refere porém a existência de avanços significativos, sobretudo em países que estão a meio da tabela dos 192 estados referenciados, mas também nos mais pobres, onde utilizações criativas de rede móveis podem fazer a diferença na prestação de serviços e informação à população.

De acordo com os dados já disponíveis, Portugal cai para 39º lugar, quando em 2008 tinha ficado em 31º na classificação geral. Para a análise são importantes os componentes de serviços online, infra-estrutura de comunicações e capital humano.

Em indicadores específicos, como a avaliação dos serviços online e as infraestruturas de telecomunicações, o país aparece em pior posição, 50º e 43º lugar no ranking, estando também em 45º posição no que diz respeito à e-participação.

[caption]ONU[/caption]

A Coreia é a grande vencedora desta análise, tendo saltado da 6ª para a primeira posição do índice, seguindo-se Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Holanda no top 5. O tradicional domínio dos países escandinavos neste ranking é agora posto em causa pelo país asiático que tem investido fortemente nesta componente.

[caption]ONU[/caption]

No ranking a Suécia é precisamente uma das grandes derrotadas, tendo perdido 9 posições e caindo do primeiro para o décimo lugar, mas não há ainda explicações que sustentem esta queda abrupta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.