Os dados recolhidos pela Marktest entre os dias 25 de Junho e 29 de Outubro, no âmbito do estudo Bareme Internet, mostram que Portugal Continental soma 3,898 milhões de internautas. O valor contabilizado corresponde a um total de 46,9 por cento dos residentes no território em análise com idades superiores a 14 anos.



Ao observar os dados referentes aos últimos dez anos - a contar da data de recolha dos números-, verifica-se que em 1997 apenas 5,6 por cento da população acedia à Internet. Ou seja, na última década, a percentagem de utilizadores a aceder à Internet aumentou 738 por cento.



A Marktest concluiu que o ritmo de penetração da Internet em Portugal foi, neste período, de 25 por cento por ano. Por outro lado, a taxa de crescimento anual foi de 10,6 por cento entre 2006 e 2007.



Relativamente aos dados recolhidos, observa-se que a Internet é amplamente utilizada junto dos inquiridos situados na faixa etária 15-17 anos, onde 92 por cento dos indivíduos acedem à rede. O segundo grupo com maior número de internautas é o que compreende o segmento 18-24 anos (89,7 por cento), ao qual se segue o grupo 25/34 anos (75,7 por cento) e o referente aos inquiridos entre os 34 e os 44 anos (50,3 por cento).



No que se refere à distribuição geográfica, verifica-se que 56 por cento dos lisboetas acedem à Internet e que o mesmo acontece com 55,2 por cento dos residentes no Porto e com 48,2 por cento dos que se situam no Litoral Centro. A menos concentração de internautas fixa-se no Interior Norte (38,6 por cento).



Por sua vez, a variável "classe social" é das que mostra maiores discrepâncias. Aqui, observa-se que 92,4 por cento dos utilizadores pertencentes à classe social alta acedem à Internet, uma actividade partilhada com apenas 21,6 por cento da população da classe baixa.



Por fim, a ocupação dos inquiridos é outro indicador onde os valores oscilam de forma assinalável. A percentagem de utilizadores que acede à Internet é maior no grupo formado pelos estudantes (95,5 por cento) e pelos Quadros médios superiores (93,9 por cento), do que junto das domésticas (7,6 por cento).



Tendo em conta os números que a Marktest publicou em Julho do ano passado, é possível concluir que não foram observadas grandes variações entre a análise publicada naquele mês e a agora emitida. É de destacar que o estudo agora revelado diz respeito ao período de quatro meses da 2ª vaga de 2007 e que no estudo anterior - 1ª vaga - os resultados apontavam para a existência de 3 839 mil indivíduos que costumam utilizar a Internet.



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