No mundo do desporto o nome de Cristiano Ronaldo é considerado aquele que oferece maior risco de devolver malware nos resultados de uma pesquisa online. A conclusão é da McAfee que analisou um conjunto de referências - jogadores e equipas presentes no Euro2012 - e apurou taxas de risco para pesquisas realizadas com nomes de jogadores e equipas de futebol: Ronaldo lidera com 6,2%, tal como Portugal, com 7,1%.



Os termos Cristiano Ronaldo; Cristiano Ronaldo e download; Cristiano Ronaldo e fotos; Cristiano Ronaldo e vídeos estão entre aqueles que a empresa considera mais arriscados. Na resposta a uma pesquisa, a probabilidade do utilizador receber resultados que o encaminham para sites onde fica exposto a vírus e outro malware é mais elevada quando acedem a fotos, vídeos ou screensavers. A consequência pode ser a instalação no PC de programas que roubem informação pessoal, por exemplo.



Por ordem decrescente, a lista de jogadores mais perigosos online é também constituída por nomes como Zlatan Ibrahimovic, Steven Gerrard, Gianluigi Buffon Giorgio Chiellini, Mario Balotelli ou Andrea Pirlo, entre outros.



No que se refere às seleções nacionais com presença no Euro, Portugal e França lideram a tabela das mais perigosas, com igual percentagem, seguem-se a Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália e Espanha, por esta ordem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira