
Portugal está entre os primeiros no conjunto de países europeus com maior taxa de penetração de Internet de banda larga. A distinção é feita pela European Interactive Advertising Association (EIAA), no seu mais recente Media Scope.
Segundo a ACEPI, que esta segunda-feira comenta os resultados da análise publicada em Março, em Portugal 93 por cento dos utilizadores de Internet têm acessos de banda larga, enquanto a média na Europa ronda os 85 por cento. Os números dão ao país a quarta posição no ranking europeu da tecnologia, atrás da Dinamarca, Reino Unido e Noruega.
Portugal tem igualmente uma das taxas mais elevadas de tempo passado online (14,1 horas por semana, em PC, ou/e dispositivos móveis), sendo que já mais de metade da população (57%) utiliza a Internet no período da noite.
O acesso à grande rede faz-se essencialmente a partir de casa (84% face aos 92% da média europeia). Porém o acesso a partir do trabalho (49%) tem um peso maior que a média europeia (41%), sendo os sites de notícias, homebanking e finanças os mais visitados e os livros, as férias e os telefones móveis os produtos líderes nas preferências de compra online dos portugueses.
De acordo com o European Media Scope a elevada taxa de adopção e utilização da Internet nos segmentos mais jovens da população, cerca de 88% (idades 16-24) e de 81% (idades 25-34) apontam para excelentes perspectivas de desenvolvimento da Internet no nosso país, onde a população já dedica o mesmo número de horas a ver televisão e a estar online.
Com base nos resultados obtidos, a EIAA coloca Portugal no grupo de países considerados como "rising stars", a par da Rússia, Turquia e Polónia, onde se espera que a utilização semanal da Internet venha a crescer mais rápida e significativamente nos próximos anos.
"Os resultados e conclusões revelados por este estudo apontam para um claro desenvolvimento da Internet no nosso país e deixam claras as oportunidades de desenvolvimento futuro que temos perante nós", refere Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, no comunicado enviado à imprensa. "Nos principais parâmetros Portugal não apenas está entre os primeiros, como os níveis de desenvolvimento que atingimos quer nas taxas de penetração, quer de utilização, quer de relevância atribuída à internet são um claro reflexo das apostas empreendidas neste sector num curtíssimo espaço de tempo, sobretudo por comparação com outros mercados/países onde os mesmos índices são fruto de um percurso muito mais longo".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários