Portugal participa pela primeira vez na iniciativa europeia que pretende sensibilizar os cidadãos para as oportunidades do mundo digital, e esta semana (de 23 a 29 de março) são diversas as iniciativas que se realizam um pouco por todo o país. Para além do conhecimento adicional sobre as ferramentas na Internet há também a perspectiva de aumentar a empregabilidade.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assume a dinamização da Get Online Week em Portugal e desafiou os membros da Rede TIC e Sociedade para desenvolverem e registarem as actividades de sensibilização para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, tirando partido da sua capacidade de chegarem aos públicos mais fragilizados, seja pela idade, formação académica ou falta de recursos financeiros.

Os dados dos últimos inquéritos mostram que 30% dos portugueses nunca utilizaram a Internet e que 49% não têm competências digitais para aproveitar as oportunidades de emprego e das ferramentas online. Numa altura em que o número de serviços na Internet continua a crescer, em termos de Governo Eletrónico mas também de acesso a serviços de saúde, educação e até cultura e lazer, estes números tornam-se assustadores e apresentam-se como uma barreira a um maior desenvolvimento da inclusão digital.

Segundo os dados da Internet Society, Portugal está na 56ª posição no uso da Internet no mundo, com uma taxa de utilização de 62,1%, ficando atrás de países como o Chipre, Chile e Croácia.

Mas a média europeia de info-excluídos é também uma preocupação na Europa, a par da falta de competências digitais que põem em risco o desenvolvimento do mercado digital, até porque se estima que já este ano estejam em falta 500 mil profissionais TIC para cumprir as necessidades das empresas e organismos públicos, um número que se vai agravar nos próximos anos, em que se estima que 90% de todos os empregos exijam competências digitais.

A Rede TIC e Sociedade foi criada pela FCT para promover a inclusão e literacia digital e envolve vários parceiros à escala nacional procurando levar os recursos de formação e também os instrumentos básicos – computadores e ligação à Internet – até aos utilizadores que têm mais dificuldade em integrarem-se no mundo digital.

No site da Rede TIC e Sociedade há um formulário para os parceiros que quiserem aderir à iniciativa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico