No primeiro relatório de transparência produzido pela Wikimedia a empresa decidiu incluir os pedidos de dados de utilizador e de alteração a artigos que foram feitos desde julho de 2012. “Os nossos utilizadores confiam em nós para protegermos as suas identidades contra pedidos ilegais e levamos esta responsabilidade muito a sério”, disse a ONG no relatório de transparência.



Dos 56 pedidos de informação sobre utilizadores que a entidade recebeu, apenas foram revelados dados sobre oito destes casos. Todos estes dados foram entregues aos EUA, o único país que viu reconhecida alguma razão nos pedidos de informação realizados. Os norte-americanos foram também de longe a nação que mais requisições fez: 21 no total.



Neste campo de análise não há registo de que tenha sido feito qualquer pedido a partir de Portugal.



Num outro ponto do relatório de transparência a Wikimedia revela o número de pedidos que foram feitos para que artigos fossem alterados ou retirados da enciclopédia online. Desde a segunda metade de 2012 que foram feitos 304 pedidos, sendo que destes a organização não reconheceu razão a nenhum deles.



Mais uma vez Portugal não consta na lista de países de onde os pedidos tiveram origem e mais uma vez os EUA lideram esta contagem com um total de 105 requisições.



Um dos pedidos que foi feito à Wikimedia sobre a retirada de conteúdos diz respeito a uma fotografia que ficou conhecida em todo o mundo: a selfie de um macaco. A fotografia acabou por ir parar à Wikipédia e o fotógrafo que era dono da máquina exigiu que a mesma fosse retirada por ser o alegado detentor dos direitos da imagem. A ONG recusou. Porquê? Porque foi o macaco quem tirou a fotografia.



É ainda de notar que o número de países que pediu que algum conteúdo fosse alterado ou removido é muito maior do que o número de países que fez requisições de informação sobre utilizadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.