A velocidade média das ligações de Internet em Portugal é de 3,9 Mbps, revela um estudo que compara dados relativamente aos 50 países do mundo com maior número de utilizadores de Internet. O valor coloca Portugal na 16ª posição de uma tabela liderada pela Coreia do Sul, onde o débito médio de ligação à Internet se fixa nos 16,63 Mbps.



Os números mostram que cerca de 20 por cento das ligações de banda larga existentes no país são servidas por categorias de débito entre os 256 Kbps e os 2 Mbps. Cerca de 50 por cento das ligações estão entre os 2 e os 5 Mbps e perto de 30 por cento beneficiam de ligações à Internet acima dos 5 Mbps.



À frente de Portugal nesta tabela estão ainda alguns líderes clássicos da banda larga, como a Suécia, Dinamarca ou Japão, mas o país garante um lugar destacado face a alguns países europeus de referência, como o Reino Unido, Espanha ou França que surgem atrás de Portugal nesta análise realizada com base em dados recolhidos pelos servidores da Akamai e consolidados pela Pingdom.



Contas feitas, integram o top 10 dos países com as melhores ligações de Internet três países asiáticos, nos três primeiros lugares da tabela, e sete europeus.



Juntos, os 50 países analisados neste estudo servem 1,8 mil milhões de utilizadores de Internet. Saindo do leque dos 50 países com maior número de utilizadores de Internet, o estudo também apura que o débito médio das ligações à internet em todo o mundo ronda os 1,8 Mbps.



Conclui-se ainda que 22 por cento das ligações à Internet existentes gozam de um débito superior a 5 Mbps e cerca de metade estão acima dos 2 Mbps.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.