A velocidade média das ligações à Internet em Portugal era de 5,4 Mbps no final do segundo trimestre deste ano, melhorando 9,3 por cento face aos três meses anteriores, de acordo com os dados mais recentes da Akamai, empresa que monitoriza tráfego web.

Portugal assumiu com estes dados a 20ª posição a nível europeu, onde a liderança cabe à Holanda com uma velocidade média das ligações web na ordem dos 8,5 Mbps. Nas ligações móveis, o débito médio apurado para o país melhorou 22 por cento, para atingir débitos médios de 911 Kbps.

A análise trimestral é da Akamai que também analisa picos de conexão, um indicador onde Portugal está geralmente melhor posicionado. Entre abril e junho o país foi o oitavo a nível europeu a registar picos de conexão mais elevados, na ordem dos 26,2 Mbps, melhorando 5,2 por cento face aos três meses anteriores. A nível mundial este ranking foi encabeçado por Hong Kong com débitos de 44,4 Mbps.

O Porto continua a ser a cidade portuguesa como “mais banda larga”, na 85ª posição da tabela mundial e na 9ª posição da tabela europeia. O débito médio das ligações na cidade nortenha ronda os 7 Mbps. A Coreia do Sul lidera este ranking a nível mundial com uma velocidade média das ligações na ordem dos 15,8 Mbps.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico