Escreve-se fim de semana, ou fim-de-semana? Diz-se tenho que me ir embora, ou tenho de me ir embora? Escreve-se açoreano ou açoriano? Estas podem não ser as suas dúvidas de português, mas de certeza que terá algumas. Aquilo que dizemos na oralidade nem sempre está correcto na escrita e há mesmo coisas que não sabemos!



É a pensar em ajudá-lo na resolução rápida de dúvidas de português que fazemos a sugestão de hoje, colocando mais à mão alguns recursos online que podem ser úteis.



Porque a antiguidade é um posto, começamos pelo Ciberdúvidas que há mais de 10 anos resolve as dúvidas de quem tem alguma incerteza relativamente ao bom português. Com um média de 100 questões por dia recebidas, é muito provável que a sua já tenha sido respondida. Pesquise nos cerca de 20 mil textos da base de dados e se não encontrar apresente-a que a equipa esclarece.



A Priberam é outra opção para quem procura certezas. Se recorrer à versão online do FLiP pode esclarecer dúvidas de ortografia ou ao nível das combinações sintácticas. Mais simples que a versão paga, esta versão online pode mesmo assim ser uma boa ajuda para verificar a correcção de textos que caibam em 3 mil caracteres.



Ainda no universo Priberam pode escolher outros caminhos para chegar à ajuda desejada. Na área de dúvidas do site da empresa pode ter acesso a todas as respostas já dadas pela equipa Priberam. Pode também enviar novas dúvidas à procura de esclarecimento.



Na blogosfera também existem alguns portos de ajuda para quem anda meio perdido em dúvidas linguísticas. Um óptimo exemplo é o Em Bom Português, onde a lista de dúvidas resolvidas também já vai longa, mas sempre com a possibilidade de ser acrescentada.