A ideia de contribuir para a promoção de Portugal surgiu há cerca de dois anos, já o ambiente no país era de crise. André Leonardo explica que foi ainda nessa altura que começou a desenhar um modelo para avançar com a ideia. No ano passado conseguiu materializar o esboço num projeto-piloto, preparatório da aventura que está prestes a iniciar.



Nesta primeira iniciativa identificou um conjunto de quatro áreas de maior potencial para o desenvolvimento dos Açores. Visitou os melhores países nestes domínios e trouxe um conjunto de melhores práticas para partilhar na região e inspirar novos negócios e novos projetos. Os resultados desta experiência foram divulgados através de uma conferência no arquipélago que juntou 600 pessoas.



Com um ensaio bem-sucedido, André prepara-se para avançar com um projeto do mesmo género, mas mais ambicioso. Agora quer mostrar histórias de todo o país em quase todo o mundo e trazer de volta outras histórias inspiradoras, que irá recolher numa viagem, com uma duração de pelo menos oito meses.



A aventura é patrocinada por um conjunto de marcas que o viajante divulgará pelo mundo, mas uma das principais missões do desafio, no que se refere à divulgação de Portugal no mundo, passará por mostrar o espírito empreendedor existente no país e na capital. André vai ser um embaixador Lisboa Startup City.



Os países escolhidos para figurar neste roteiro de cinco continentes foram eleitos pela reconhecida capacidade empreendedora ou pelo motivo oposto e por serem ainda países onde os casos de empreendedorismo se destacam pela singularidade.



A ideia é mostrar que as histórias inspiradoras podem surgir em qualquer local, porque "ser empreendedor é acima de tudo uma atitude", sublinha André Leonardo.



Nestes países as dormidas far-se-ão, na maior parte dos casos, em casa (e muitas vezes nos sofás) de locais ou de empreendedores. Os encontros previstos vão envolver três tipos de interlocutores: empreendedores que estejam a iniciar-se na criação de startups; empreendedores seniores, com projetos consolidados; e entidades que possam mostrar a realidade do empreendedorismo em cada país. Cerca de uma centena de entrevistas foram já marcadas ainda antes de começar a viagem, que avança a 19 de novembro com um périplo pelo país e continua a 7 de janeiro, com o início da aventura fora de Portugal.



O objetivo final do projeto é escrever um livro que reúna as histórias que se cruzaram com André Leonardo nesta viagem, publicação que terá parte da receita a reverter para a associação Acredita Portugal. Até lá toda a aventura será relatada online.



Duas vezes por semana o blog oficial será o canal para divulgar outras tantas histórias inspiradoras. Entre histórias, André conta partilhar mais detalhes da viagem num registo mais informal e mais frequente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira