O mundo dos tokens não fungíveis, ou NFTs, tem crescido de forma exponencial e estima-se que, só no ano passado, este mercado tenha atingido a marca dos 23 mil milhões de dólares em vendas. De acordo com estimativas recentes, só na primeira semana de fevereiro, as vendas de NFTs alcançaram 535 milhões de dólares, com coleções com Bored Ape Yacht Club, CryptoPunks, The Sandbox, Doodles e Art Blocks a destacarem-se.
Olhando para o mundo da moda, são várias as marcas que estão a apostar nesta área, incluindo Gucci, Nike, Adidas, Louis Vuitton, Balenciaga ou ainda Burberry. Portugal não ficou indiferente à tendência e a Dicci, marca portuguesa de moda e joias feitas à mão, anunciou recentemente o lançamento da sua primeira coleção de NFTs, que estará disponível exclusivamente na plataforma OpenSea a partir do dia 18 de fevereiro.
Ao SAPO TEK, a marca explica que está “ao corrente das tendências a nível nacional e internacional”. Com o crescimento da popularidade dos NFTs em Portugal e, ao aperceber-se “das oportunidades que este mercado tem para oferecer”, a Dicci decidiu alocar esforços para entrar
“Ao percebermos que as grandes marcas estão de olhos postos no mundo dos NFTs, queremos juntar-nos a esta (ainda pequena) comunidade e tornar-nos pioneiros a nível nacional”, refere a marca.
A primeira coleção é composta por duas peças exclusivas, que representam dois designs da coleção deste ano da Dicci. Como indica a marca, “comprar um NFT Dicci significa comprar arte digital, algo único que pertence apenas a uma pessoa. É a representação de design em arte”.
Clique nas imagens para conhecer as peças que inspiraram a coleção de NFTs da Dicci
Além do NFTs em si, os compradores terão acesso a peças exclusivas, assim como à possibilidade de personalizarem determinadas peças com a sua identidade. “Pode-se dizer que comprar um NFT nosso é muito mais do que a sua representação teórica, é um investimento e o acesso mais exclusivo a uma comunidade restrita”, afirma a marca.
No que toca a perspetivas para o futuro, a marca afirma que está ciente do potencial dos NFTs, sendo algo que a move a explorar esta área, porém, admite que ainda é cedo para “prever o caminho a seguir nos próximos anos”.
Embora ainda não possa revelar mais detalhes, a Dicci indica que está já a pensar no lançamento de uma segunda coleção de NFTs, tendo em mente algo ainda mais ambicioso.
"Saltando" da moda para a arte, recorde-se que, no início de fevereiro, foram 43 os artistas que aderiram à exposição #PT43NFT, num coletivo onde estiveram representadas as mais diversas áreas artísticas, entre trabalhos de pintura, fotografia, ilustração, animação 3D, pintura digital, audiovisual e arte generativa.
Clique nas imagens para recordar a exposição #PT43NFT
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários