O painel de consumidores Unicre/Vector21 relativo ao segundo trimestre de 2004 apurou que os consumidores portugueses duplicaram os seus gastos em sites nacionais, que contabilizam já 50 por cento das aquisições totais feitas na Internet. O mesmo estudo apurou ainda que o pagamento com cartões está a destronar definitivamente o pagamento à cobrança, com o sistema MBNet a reunir já a preferência de 18 por cento dos utilizadores.



Um dos principais destaques desta análise regular vai mesmo para a o crescimento exponencial das compras realizadas em sites nacionais. No segundo trimestre deste ano 50 por cento das compras efectuadas realizaram-se em lojas electrónicas portuguesas, quando no trimestre anterior esta opção se tinha ficado pelos 26,7 por cento.



O relatório aponta ainda para um aumento significativo do número de “netconsumidores”, que cresceu para 43,8 por cento dos total de internautas, face ao trimestre anterior onde apenas 31,3 por cento dos inquiridos afirmava fazer compras online. Seguindo esta tendência, registou-se uma quebra de 14 por cento no número de pessoas que responderam nunca ter feito compras pela Internet.




Apesar deste crescimento, o valor médio gasto em compras online diminuiu de 683€ para 405€ em relação ao período homólogo do ano anterior. Esta redução, não explicada nem justificada no relatório, indica que durante este trimestre os utilizadores inquiridos gastaram uma média de 135 euros por mês.



Na lista de compras os livros continuam a ser os produtos mais procurados, com 43%, seguidos pelos "produtos informáticos" (32%) e "reservas de viagens" (21%), mas o relatório do painel nota um aumento significativo nas "Reservas em unidades de alojamento" neste segundo trimestre de 2004, que passou de 7% para 18%, um facto atribuido ao Verão.




Entre os consumidores online o número de mulheres que realiza compras em sites de comércio electrónico está também a crescer, registando um aumento de 30 por cento, qo que levou a um equilíbrio entre os dois sexos nesta área. Os quadros superiores continuam a ser quem mais compra online e a faixa etária predominante mantém-se nos 20-29 anos.



MBNet aumenta entre as formas de pagamento
Para as compras na Net a maioria dos utilizadores prefere agora o pagamento com cartões, abandonando o pagamento à cobrança que era mais utilizado inicialmente. A tendência é também para comprar em sites seguros.



O painel da Unicre/MBnet revela ainda que o MBNet reúne já 18,8 por cento das preferências dos utilizadores, com um crescimento de 4,2 por cento em relação ao trimestre anterior. Recorde-se que o MBNet é um sistema de pagamento online desenvolvido pela SIBS associado ao multibanco e que exige a exige a adesão do utilizador.

Notícias Relacionadas:

2004-04-28 - Portugueses dão primazia aos cartões no pagamento das compras online

2004-01-14 - Lojas online nacionais apostam no mercado externo