A partir do início do próximo ano, médicos e outros profissionais de saúde em Portugal vão passar a ter acesso gratuito a quatro plataformas online de apoio à decisão clínica. Os mesmos quatro sites vão ficar disponíveis para consulta de toda a população.

O acesso às plataformas BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate foi adquirido pelo Governo por um período de três anos renováveis, adiantou ao Jornal de Notícias o bastonário da Ordem dos Médicos. “É um passo de gigante para aumentar a literacia em saúde”, considera Miguel Guimarães, explicando que o desafio de apostar nestas ferramentas foi lançado pela Ordem dos Médicos à tutela.

Estes sites oferecem informação segura, atualizada e sistematizada, servindo aos profissionais de saúde - e restante sociedade civil - como fonte fidedigna. Os sistemas de apoio à decisão têm múltiplas funções e permitindo introduzir dados clínicos dos doentes – historial, sintomas, exames, etc – para que os médicos possam chegar à conclusão mais fundamentada e personalizada.

Por trás destas plataformas estão milhares de especialistas de todo o mundo, autores, editores e revisores dos artigos publicados. A intenção do Ministério da Saúde é que, logo a partir do início do próximo ano, altura em que ficam disponíveis, os sites apresentem conteúdos em português.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.