A partir do início do próximo ano, médicos e outros profissionais de saúde em Portugal vão passar a ter acesso gratuito a quatro plataformas online de apoio à decisão clínica. Os mesmos quatro sites vão ficar disponíveis para consulta de toda a população.
O acesso às plataformas BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate foi adquirido pelo Governo por um período de três anos renováveis, adiantou ao Jornal de Notícias o bastonário da Ordem dos Médicos. “É um passo de gigante para aumentar a literacia em saúde”, considera Miguel Guimarães, explicando que o desafio de apostar nestas ferramentas foi lançado pela Ordem dos Médicos à tutela.
Estes sites oferecem informação segura, atualizada e sistematizada, servindo aos profissionais de saúde - e restante sociedade civil - como fonte fidedigna. Os sistemas de apoio à decisão têm múltiplas funções e permitindo introduzir dados clínicos dos doentes – historial, sintomas, exames, etc – para que os médicos possam chegar à conclusão mais fundamentada e personalizada.
Por trás destas plataformas estão milhares de especialistas de todo o mundo, autores, editores e revisores dos artigos publicados. A intenção do Ministério da Saúde é que, logo a partir do início do próximo ano, altura em que ficam disponíveis, os sites apresentem conteúdos em português.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários