Depois da Internet, os preços dos combustíveis podem, a partir deste sábado, ser consultados usando o telemóvel ou recorrendo ao sistema GPS.

A disponibilização do serviço, gratuito, resulta de um conjunto de parcerias estabelecidas entre a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e várias entidades e abrange o território continental.

A informação agora prestada via mobile reflecte a apresentada, desde Fevereiro de 2009, através do site da própria DGEG, onde é possível consultar os preços de venda actualizados da gasolina IO 95, gasolina IO 98, gasóleo rodoviário, biodiesel e GPL Auto.

O mesmo serviço também faculta dados sobre a localização, o horário de funcionamento e os serviços existentes em cada posto.

"O objectivo agora é ampliar as formas de acesso a esta informação e torná-la ainda mais funcional para a utilização pelo consumidor, em situações de maior conveniência, como por exemplo, durante a própria viagem", refere a DGEG num comunicado enviado à imprensa.

O organismo explica igualmente que, para tornar oferecer o novo serviço, vai inserir na sua página electrónica um procedimento que permite às "entidades protocoladas" obter informação da plataforma Web "Preço dos Combustíveis On-line", sem intervenção humana, relativamente aos postos e respectivos preços praticados por tipo de combustível.