Através da rede X (antigo Twitter) e do site, a AT diz ter tomado conhecimento que alguns contribuintes estão a receber emails com supostas dívidas, onde é pedido que carreguem num determinado link.
"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", alerta a AT.
A AT aconselha os contribuintes a consultarem, no Portal das Finanças, informações sobre segurança.
Nessa informação é pedido, nomeadamente, aos contribuintes que suspeitem de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS e que confirmem junto da fonte sempre que, através de SMS ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação.
"Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros; não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças", são outros dos conselhos.
O SAPO TEK tem reunido alguns dos principais exemplos de phishing que circulam em Portugal, que pode ver na galeria que segue.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários