A Priberam acaba de anunciar a disponibilização online gratuita do corrector ortográfico para Português do Brasil, uma versão melhorada em relação à que foi incluída no pacote de software FLiP 4. A empresa está a preparar igualmente o lançamento do FLiP Brasil, especificamente desenvolvido para o mercado brasileiro, que integrará ainda um corrector sintáctico, um dicionário de sinónimos e um hifenizador para o português do Brasil.



O mercado brasileiro tem vindo a ser alvo da atenção da Priberam desde 1999 e a primeira versão do corrector ortográfico para português do Brasil da Priberam já está a ser utilizada num dos maiores jornais do Brasil, o "Estado de São Paulo". Este jornal utiliza o sistema editorial Hermes da Unisys, no qual o corrector ortográfico da Priberam está integrado.



De acordo com o comunicado de imprensa da Priberam, os utilizadores brasileiros recorrem frequentemente às ferramentas linguisticas que a Priberam disponibiliza online, nomeadamente o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, de acesso gratuito. Segundo os números da Priberam, em Junho este Dicionário recebeu mais de 170 mil visitas de utilizadores diferentes, sendo que metade destes são provenientes do Brasil.



Da mesma forma a utilização do corrector ortográfico do FLiP para português europeu, também acessível de forma gratuita online, tem vindo a crescer. Segundo a Priberam, no último ano a taxa de crescimento de acessos foi superior a 200%.



A área das ferramentas linguísticas é apenas uma das abordadas pela Priberam, que desenvolve ainda as bases de dados jurídicas e aplicações na área da saúde.

Notícias Relacionadas:

2002-09-25 - Priberam renova pacote de ferramentas linguísticas FLiP