A Google acrescentou uma nova variável de classificação dos resultados de pesquisa. O motor de busca vai passar a dar prioridade às páginas que carreguem mais rápido, a par da relevância das mesmas, ou seja o número de vezes que são citadas.

A medida é justificada pelos dados de estudos que indicam que, quando uma página é lenta, os visitantes passam menos tempo nela. Além disso, acrescentam os responsáveis, uma página que carrega mais rápido também reduz custos.

"Já terão ouvido que na Google estamos obcecados com a velocidade, nos nossos produtos e na Web. Neste empenho, incluímos uma nova variável nos nossos algoritmos de busca: a velocidade do site", referem Matt Cutts e Amit Singha, num post colocado num dos blogs oficiais do Google.

Salienta-se que a nova variável não terá o mesmo peso que a relevância na altura de colocar uma página numa posição mais acima ou mais abaixo entre os resultados mostrados.

Com efeito, menos de um por cento das buscas serão afectadas pela nova variável, segundo os responsáveis.

No seguimento da alteração, a Google lista uma série de ferramentas que os proprietários de sites, webmasters ou programadores poderão usar para avaliarem a velocidade das suas páginas Web.