A Revista Pro Test publica no mês de Setembro uma análise aos serviços de acesso à Internet em banda larga baseada em medições realizadas em Maio deste ano pelos utilizadores que se registaram no site TestNet. De acordo com esta análise, a velocidade garantida pelos serviços de Internet está longe dos valores anunciados pelos ISPs.



As maiores diferenças foram registadas nos escalões de velocidade mais elevados, refere o texto publicado na revista, sublinhando porém que a duplicação ou quadruplicação das velocidades de acesso prometidas pelos ISPs são processos graduais que deverão estar concluídos apenas em Setembro.



O artigo aponta ainda os limites de tráfego impostos pela maioria dos ISPs, que se mantêm apesar do aumento da velocidade. "Consideramos que os limites não deviam existir ou, pelo menos, ser mais alargados para o tráfego internacional, quando existe diferença", refere o texto.



Em termos a apreciação global dos vários serviços de acesso à Internet de banda larga analisados, de cabo ou ADSL, a análise global está entre o Bom e Médio, não sendo atribuídas "notas negativas" a nenhum pacote, mas não existindo também qualquer classificação de "Muito Bom".



As escolhas acertadas definidas pela publicação são apontadas para três perfis diferentes de utilizadores - esporádicos, moderados ou intensivos - e consoante desejam ou não ter telefone fixo. Os serviços da Zona Oni e ClixTurbo, assim como a Zona ADSL PT são a escolha acertada para todos os perfis de utilizadores que desejam ter telefone fixo, enquanto os pacotes de cabo figuram também na outra opção.



Entre os conselhos deixados pela revista estão a possibilidade do utilizador que se sentir lesado poder pedir a rescisão do contrato de serviço se a velocidade garantida não corresponder à anunciada ou pedir uma redução de preço.

Notícias Relacionadas:

2005-05-24 - Limites de tráfego e largura de banda penalizam Portugal na comparação com a Europa

2004-06-04 - Anacom inicia análise da qualidade do acesso nacional à Internet

2004-03-01 - DECO "indignada" com qualidade dos serviços prestados pelos ISPs nacionais

2003-07-25 - Site do dia: Teste a sua Internet