A Google informou que o congestionamento de rede, que afetou serviços como YouTube, Gmail ou Snapchat já se encontra resolvido. O problema deveu-se a uma falha de energia, tendo atingido principalmente utilizadores na costa leste dos Estados Unidos e em algumas zonas da Europa.

Em declaração oficial, a empresa acrescentou que irá proceder a uma investigação interna e fazer as melhorias necessárias nos seus serviços, de modo a evitar ou minimizar futuras ocorrências.

A origem do problema esteve numa falha dos serviços da Google Cloud, acabando por afetar outras plataformas externas à Google, como é o caso de Snapchat, Vimeo ou Discord.

Antes, a Google já tinha assumido estar a experimentar altos níveis de congestionamento e ter identificado a raiz do problema, mas sem adiantar mais detalhes. Também o YouTube avisou os seus utilizadores, através do Twitter, que tinha conhecimento do problema e estaria a trabalhar no sentido de o resolver. A plataforma de vídeo já tinha enfrentado uma situação semelhante em outubro do ano passado, tendo estado inacessível durante quase duas horas.