O número de sites que disponibilizam consultas médicas online em Portugal têm aumentado nos últimos tempos. Nutricionistas, dietistas e psicólogos são os que mais têm aderido a esta tendência, de acordo com o jornal Sol, e no caso dos nutricionistas a situação assume contornos graves.



“O assunto preocupa-nos, pois temos muitas denúncias de sites que prestam serviços ilegais, em que os profissionais não estão registados sequer na Ordem”, explicou a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento. A ON tem enviado inclusive queixas para o Ministério Público a relatar estas situações.



A representante máxima dos nutricionistas aconselha a que os utilizadores façam uma confirmação do número de registo do profissional, através da lista disponibilizada na página online da ordem.



Alexandra Bento deixou ainda um outro reparo sobre a discussão que tem havido na ON sobre se a primeira consulta deve ser obrigatoriamente feita em modo presencial, ou se toda a relação paciente-profissional pode ser feita exclusivamente online. Em julho a Ordem dos Nutricionistas vai reunir para debater uma posição oficial sobre o tema.



Também a Ordem dos Psicólogos está atenta ao crescimento das consultas online e já foi definida uma comissão que vai criar um conjunto de recomendações que os profissionais devem seguir se pretenderem criar um negócio exclusivamente online.



A Ordem dos Médicos questiona a validade do próprio termo “consulta”, lembrando que “à partida uma consulta pressupõe uma observação física do doente”, explicou o bastonário José Manuel Silva. “E há ainda muitos casos em que se está a usar a palavra 'consulta' de forma abusiva, quando na realidade são apenas locais onde se tiram dúvidas”.



O jornal Sol dá alguns exemplos de como as consultas online têm crescido, sobretudo através do Skype, sendo que em alguns casos são inclusive feitas terapias de grupo em conversações com mais do que uma pessoa. Existem ainda consultórios que além de terem a presença online, também têm um local físico e “tradicional”.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico