A Microsoft lançou o Project Artemis, uma ferramenta gratuita que analisa as conversas de texto online, nas redes sociais ou qualquer serviço que tenha chat, detetando tentativas de abordagem às crianças de teor sexual. Esta ferramenta é gratuita e estará disponível para todas as empresas que ofereçam sistemas de chat.

Sempre que o sistema deteta uma tentativa de moléstia sexual, esta será registada e prontamente reportada. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com diferentes entidades, algumas ligadas a serviços para crianças como o jogo Roblox, mas também a rede social The Meet Group, as mensagens instantâneas Kik Messenger e a Thorn, instituição também dedicada à defesa de abusos das crianças. A ferramenta da Microsoft foi mesmo integrado na plataforma da Thorn, que depois a disponibilizará aos websites qualificados e com chat.

A ferramenta utiliza uma técnica aplicada ao histórico das conversas de texto realizadas no chat. Esta avalia e classifica as características da conversa e apresenta uma classificação de probabilidade. Quando integrada nos serviços, uma conversa que tenha sido assinalada é enviada para os moderadores humanos reverem e identificarem o potencial perigo para as crianças, e tomarem as medidas necessárias para reportar os predadores às autoridades.